• Nelson Nóbrega

Empresa de Tradução do Ano - Portugal 2020/2021

Atualizado: Mai 12




Trocamos um olhar incrédulo à medida que escrevemos este texto, graças à chamada telefónica que recebemos de uma simpática senhora da Corporate Livewire a informar-nos do seguinte:


Fomos premiados na categoria de “Empresa de Tradução do Ano” nos Portugal Prestige Awards de 2020/2021!


É particularmente surpreendente, já que a nossa empresa tem apenas um ano de idade. Mas talvez tenha sido isso mesmo que contribuiu para a decisão. Talvez tenham observado os testemunhos dos nossos clientes, a variedade de empresas com que já tivemos o prazer de trabalhar e os nossos planos a longo prazo de deixar a nossa marca na nossa querida região do Algarve, e talvez tudo isto tenha deixado transparecer a nossa garra.


Do outro lado do telefone, a voz suave com pronúncia de Birmingham perguntou-nos como estavam as coisas por estes lados, com a pandemia, e tive de admitir que não estavam com bom aspeto. Restaurantes, hotéis e pousadas fecham por todos os lados, o desemprego sobe, e o confinamento aparentemente interminável torna difícil ver a luz ao fundo do túnel.


Mas continuamos a lutar, e num ano tão difícil quanto este – o nosso primeiro ano enquanto empresa de pleno direito – não podíamos estar mais orgulhosos das nossas conquistas. Traduzimos e escrevemos conteúdo de marketing para empresas de arquitetura, uma grande agência turística irlandesa e uma célebre empresa de aluguer de autocaravanas, e fornecemos conteúdo multilingue para sites em áreas mais diversas do que alguma vez poderíamos ter imaginado. Ajudámos alguns museus (“alguns” talvez seja pouco) a comunicar melhor, traduzimos um par de livros, áudio guias e tours por todo o país, bem como teses de mestrado e documentos financeiros. Fornecemos traduções jurídicas para firmas e indivíduos, e certificámos traduções para todas as ocasiões. Começámos com o pé direito e continuámos a expandir os nossos serviços – recentemente, adicionámos a interpretação, o que nos permitiu ajudar expatriados locais a navegar pela burocracia portuguesa, guiando-os através de diversos compromissos.


Este prémio significa que vamos aparecer na revista da Corporate Livewire, e se o Covid permitir, haverá uma cerimónia de entrega dos prémios algures no futuro, o que quer dizer que mais pessoas ficarão a conhecer os nossos serviços. Por isso, gostaríamos de agradecer à Corporate Livewire pelo reconhecimento, e esperamos que o nosso dino atraia a atenção de todos os que precisem de comunicar o que quer que seja noutro idioma.


Mas já chega de falar da empresa, porque nada do que conseguimos alcançar no último ano seria possível sem a ajuda de outras pessoas:


Os tradutores perfecionistas que mergulham nas suas fontes de conhecimento para cada tarefa e elaboram traduções de todos os tipos e tamanhos. Os clientes que nos permitem entrar nos seus mundos, alargando o nosso alcance e mostrando-nos novos horizontes. As relações profissionais que criámos, e que dão uma qualidade humana aos e-mails e telefonemas constantes no meio deste caos que é a pandemia.


A todos os que trabalham com a Translasaurus, direta ou indiretamente, a todos os nossos clientes e parceiros: agradecemos do fundo do coração. Somos TODOS Translasaurus, e este prémio é nosso!